Preparar a Pele para Maquiagem Perfeita! Aprenda o Passo a Passo




Na hora de preparar a pele para maquiagem a gente pode se confundir e ficar na dúvida em relação ao passo a passo. Exatamente por isso, fizemos um passo a passo de como preparar a pele para uma maquiagem perfeita!

Como Preparar a pele para Maquiagem

Confira a ordem certa dos produtos, dicas para cada tipo de pele e truques de como aplicar os produtos para ter uma make mais poderosa e por muito mais tempo!

Viver livre de maquiagem, com a pele respirando, os pés descalços em contato com a natureza, e sem ter que se preocupar com rotinas e compromissos é o sonho de quase todas nós, não é mesmo? Mas, infelizmente, nossa realidade do dia a dia é outra bem diferente. Com tantos compromissos, seja no trabalho ou no laser, a maquiagem se tornou um acessório quase se indispensável.

Ela nos deixa mais confiantes, mais fortes e seguras e é claro, ressalta tudo o que temos de mais lindo. Por este motivo, resolvermos fazer o guia completo da maquiagem passo-a-passo.

Aprender a se maquiar não é uma tarefa difícil, ainda mais contatos vídeos que ajudam muito quem está começando. Mas até mesmo quem já tem alguma experiência, vira e mexe está buscando por novidades e inspirações. Assim como a moda, a maquiagem ganha tendências novas com o passar do tempo.

Neste guia de 5 Passos para Preparar a Pele para Maquiagem, iremos repassar todas as etapas, desde a preparação da pele, passando por alguns segredos e truques para conseguir aquele efeito especial, até chegar a finalização que dará truques para a sua maquiagem durar muito mais!

Pré Make: Dicas para preparar a pele para uma maquiagem duradoura!

Se você não costuma fazer nenhum tipo de preparação da pele antes de se maquiar, esta é sua dica número 1.

A pré make (preparar a pele para maquiagem), ajuda a remover as impurezas da pele, controla a oleosidade e equilibra o pH. Ou seja, sem a limpeza adequada, sua make vai durar muito menos tempo, pode “derreter” e o seu rosto pode ficar com uma aparência brilhosa, e um toque oleoso que não vai ser legal. Vamos começar?

1 – LIMPEZA – Remova as impurezas com uma limpeza caprichada

A limpeza serve para retirar a maquilagem, remover impurezas e células mortas, além de desobstruir os poros melhorando a oxigenação da pele.

DICA DE LIMPEZA: Escolha sempre um produto específico para o seu tipo de pele.

Preparar a Pele para Maquiagem

Preparando a Pele para Maquiagem

Se você já estiver maquiada, para Preparar a Pele para Maquiagem, primeiramente use um demaquilante e remova tudo o que já passou antes.

Demaquilante: aplicar se houver maquilagem na pele antes da limpeza. Os produtos que retiram maquilagem têm textura diversas: creme, gel, mousse e emulsão.

Depois, você pode limpar sua pela de duas formas, dependendo lo local onde esteja e do acesso fácil a agua.

  • Limpeza Molhada: molhar a pele com água. Escolher um sabonete que combine com o seu tipo de pele. Aplicar o sabonete em movimentos circulares e enxaguar. Limpar também o pescoço.
  • Limpeza Seca: aplicar o produto com um algodão sobre o rosto e pescoço em movimento circulares. Molhar outro algodão e retirar o produto com movimentos para cima e para fora.

Dicas para uma Limpeza mais Eficiente

  • Lave as mãos antes de lavar o rosto
  • Lave o rosto 2 vezes ao dia, de manhã, antes de maquiar e à noite antes de dormir. Jamais durma maquiada.
  • Use sabonetes específicos para seu tipo de pele, sabonetes errados podem causar um efeito contrário como pele oleosa de mais ou muito ressecada.
  • A temperatura da água deve ser preferencialmente fria, ou ambiente. Não use agua quente.
  • Faça sempre movimentos circulares para ajudar na circulação do sangue no rosto.
  • Cuidado ao lavar os olhos, para não irritar. Olhos irritados poderão acabar com sua make, antes mesmo de começar.
  • Enxágue bem; não deixe resíduos de sabonetes no pescoço, por exemplo.
  • Use uma toalha limpa e macia no final. A toalha ajuda a tirar qualquer coisa que tenha ficado pra trás.
  • Uma vez por semana, faça uma limpeza com esfoliação, para retirar as células mortas do rosto e preparar a pele para maquiagem corretamente.

 

2 – Tonificante e/ou adstringente – A limpeza da limpeza

Um dos pontos fortes de preparar a pele para maquiagem é a limpeza com o Tonificante. Depois de lavar a pele, aplique um tônico facial adstringente ou não, dependendo do seu tipo de pele (saiba mais abaixo). Tônicos são cosméticos que ajudam a complementar e finalizar a limpeza do rosto, removendo impurezas que não saíram na limpeza feita com o sabonete facial. Motivos para não deixar o tônico de lado:

  • Complementa a limpa a pele profundamente
  • Elimina as toxinas
  • Melhora a micro-circulação
  • Prepara a pele para receber hidratação
  • Devolve o pH natural da pele
  • Elimina os resíduos acumulados nos poros
  • Suaviza, acalma e refresca
  • Preparar a pele para receber a hidratação.

Como aplicar o tônico?

O tônico geralmente é aplicado com algodão redondinho. Você aplica partindo sempre do nariz para os lados, ou para a testa, ou para o pescoço. Evite apenas a área dos olhos mas não esqueça jamais de passar o tônico ao preparar a pele para maquiagem.

Qual a diferença entre tônico normal, tônico adstringente, leite de colônia?

Tônico Normal: Pele normal a seca.

A Loção Tônica protetora tonifica e protege a pele normal a seca, formando um filme sobre o rosto e protegendo-a contra a poluição e mantendo-a macia e hidratada. O tônico, ajuda também a suavizar a pele e protege contra a ação dos radicais livres.

Tônico Adstringente: Pele mista a oleosa.

A Loção adstringente reguladora, por sua vez, é mais indicada para tonificar e controlar a oleosidade. Sua fórmula atua no controle da produção de sebo na pele.

Leite de Colônia

O leite de colônia é muito atrativo pois seu preço é geralmente menor do que qualquer outro tônico. Como quando você usa ele, o algodão sai bem cheio de sujeiras e impurezas como restos de pele e poluição, ele dá uma sensação inicial de um ótimo negócio. O problema é que ele contém muito álcool, que irrita e resseca a pele, causando o efeito rebote, que leva a pele a produzir cada vez mais sebo. Por isso, faça um teste. Quem sabe você não encontra um adstringente que pode funcionar melhor pra você? =)

 

Posts Relacionados com como Preparar a Pele para Maquiagem:

3 – Hidratação antes da Maquiagem – *Inclusive para peles Oleosas

Hidratação é certamente um ponto chave para uma make perfeita! A pele hidratada mantém a maquiagem por muito mais tempo e evita que ela fique descascando. Hidratar, também é imprescindível para que a pele não seja agredida pela maquiagem.

Com uma alimentação adequada, você pode dar uma forcinha para a hidratação natural do seu corpo e rosto. Vitamina C, betacaroteno, biotina, zinco e selênico são elementos importantes encontrados em laranja, cenoura e sementes oleaginosas. Por isso, é sempre bom manter elas em sua dieta, ainda que uma vez por semana. Mas, além das formas naturais, também é possível encontrar hidratantes industrializados, estes sim, específicos para cada tipo de pele.

Hidratantes para Diferentes Tipos de Pele

Hidratação antes da Maquiagem PELE SECA

Geralmente as mulheres de pele seca são mais cuidadosas com esta etapa, pois sabem que sem hidratante podem perder muito em aparência. A pele desidratada tem tendência a ser opaca, áspera, sem elasticidade e com possibilidades de descamação maiores que a pele oleosa.

Por isso, se sua pele é seca, não pule esta etapa em hipótese alguma. Até mesmo sem maquiagem, aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido. Deixando a pele mais uniforme e com textura aveludada.

Hidratação antes da Maquiagem PELE OLEOSA

As pessoas com pele oleosa, geralmente são pessoas com mais espinhas. A pele oleosa tem sim uma hidratação natural, que ajuda a controlar a desidratação.

Mas o que muitas mulheres não sabem é que alguns hidratantes específicos para pele oleosa contém ativos que ajudam a controlar o brilho e a oleosidade. São produtos que possuem o efeito matte ou matificante, ou seja, suas fórmulas ajudam a hidratar, e ao mesmo tempo, controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos. Não é incrível?

Como aplicar o hidratante?

Muita gente pensa que é só aplicar e pronto, mas utilizando o hidratante do jeito certo, é possível otimizar ainda mais os resultados ao preparar a pele para maquiagem.

  • Distribua o hidratante pelo rosto, sempre do centro para fora.
  • Massagear e “acordar” a pele com pequenas batidinhas com as pontas dos dedos.
  • Nos olhos, aplique o hidratante sempre do centro para fora, tanto na pálpebra superior, quanto na inferior.
  • Na área do pescoço, use o hidratante de baixo para cima.
  • Não precisa passar creme excesso.
  • Espere o hidratante secar para então passar para a próxima etapa.

4 – Filtro Solar

10 minutos após o hidratante, sua pele já está pronta para o Filtro Solar.

Toda pele precisa de fotoproteção, o que se diferencia entre elas é o fator de proteção, quanto mais branca a pele, maior precisa ser o fator de proteção, como FPS 50, por exemplo, já as morenas podem ficar com o FPS 30 e negras com FPS 15, afirma Karla Assed, que atende famosas como Angélica e Deborah Secco.

“O protetor com textura em gel é ideal para peles mais oleosas e em creme ou loção fluida para peles mais ressecadas e envelhecidas”, explica Silvia de Mello, dermatologista da clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.

Se optar pela maquiagem com filtro, ela deve ser aplicada normalmente em todas as áreas do rosto. Caso prefira os dois produtos separadamente, primeiro use o protetor; depois o primer e depois a base.

5 – Primer: O que é Primer?

Não necessariamente você precisa usar o primer todos os dias, mas certamente quando for fazer aquela make poderosa, que deve aguentar uma noite inteira, então não deixe o primer de fora do seu passo a passo para preparar a pele para maquiagem.

Antes de começar, é preciso saber que existem 3 tipos de primer:

  • Primer para pele
  • Primer para os olhos
  • Primer para a boca

Cada um tem uma forma específica de aplicação, bem como uma utilidade diferente. Confira:

Primer para a Pele

A fusão principal do Primer é controlar a oleosidade da pele, preencher linhas finas e fazer a maquiagem durar muuuuito mais! Além disso, ele melhora a uniformidade da pele e com sua textura seca lisa, ele ajuda para que a base, o corretivo e o pó, sejam aplicados mais facilmente, proporcionando um maior controle da maquiadora sobre a pele e maquiagem.

Dica: O primer com filtro solar não é muito indicado para a noite, pois ele tem uma pigmentação que pode dar um tom esbranquiçado para o seu rosto nas fotos. Deixe o primer com filtro solar mais para o dia.

Dica II: Assim como quase todos os produtos anteriores, escolha um primer certo para o seu tipo de pele. 

Primer para Peles Oleosas: Diminui os poros e o brilho, dando um tom aveludado opaco para a pele.

Primer para Peles Secas: Ajudam na hidratação e dão uma textura aveludada à pele.

Aplique o primer no rosto todo e deixe agir por 5 minutos, antes de aplicar a base.

Primer para os Olhos

Serve basicamente para fixar a sobra, prolongar sua durabilidade e evitar que a fique acumulada nas dobrinhas da pálpebra. De brinde, vem o efeito de intensificação da pigmentação das cores da sombra, que é indiscutível.

Como aplicar: Aplique sobre a pálpebra e não espere agir! Aqui a ordem é aplicar a sombra logo depois de aplicar o primer. Use pouca quantidade, uma camada fina será mais do que o suficiente.

Primer para a Boca

Serve para proteger os lábios. Hidrata a pele da boca, mas diferente dos outros primes, ele não serve para fixar o batom por mais tempo. Não é obrigatória, mas preparar a pele para maquiagem exige um cuidado especial com os lábios perfeitos.

Como aplicar: Assim que passar o primer de rosto, já aplique também o dos lábios. Deixe o produto secar antes de passar o batom. Se exagerar na passada, tire o excesso com papel.

Resumo: Como Preparar a Pele para Maquiagem

Antes de fazer uma maquiagem, existem muitos cuidados que devem ser revisados. Esperamos ter ajudado você a preparar a pele para maquiagem que vai chamar atenção e atrair os melhores olhares.

No próximo artigo, iremos falar sobre a preparação da pele já com a base inteira para a maquiagem.

Aguardamos os seus comentários, dicas e sugestões.

Beijos, Equipe Magazine Feminina!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *