Aromatizador de Ambiente – Faça fácil para você ou para empreender!


O Aromatizador de Ambiente é tipo por algumas pessoas como algo místico, talvez até religioso, e isso pode até ser verdade para umas pessoas, mas não necessariamente para todas.
Muita lojas utilizam aromas para atrair seus clientes com cheirinhos maravilhosos. O subway por exemplo, tem um aromatizador sabor queijo. A loja da Melissa, tem um aroma de plástico novo cheirosinho. Mas tam uma loja que a gente ama, que é a Maria Filó. O aromatizador da maria filó ficou nacionalmente conhecido porque eles acertaram na fragrância que simplesmente é maravilhosa!
Mas como você pode ver, nenhum dos casos acima tem haver com religião. A verdade é que não tem nada de mais deixar a casa cheirosa, com aquele perfume acolhedor. Esse é o nosso objetivo trazendo aqui para você diversas dicas e vídeos de como fazer o seu próprio aromatizador, ou ainda fazer para vender.
Muitas mulheres se encontraram nesta função de misturar essências e decorar potinhos e amam fazer isso, e aí começaram a fazer para vender! Certamente é uma ótima opção.

Como Escolher a Essência para o Aromatizador de Ambientes

A escolha das essências é fundamental para você ter um aromatizador sucesso ou um cheiro que ninguém aguenta. Por isso fique atenta para os seguintes detalhes:
As essências utilizadas para Perfumaria Fina, são indicadas na proporção de 20% e 10% para se fazer colônias. Assim, suspeite de Receitas para Aromatizadores indicando quantidades de essência muito acima que 30%, tem coisa errada aí!
Para escolher as essências, pense em primeiro lugar as pessoas que o frequentam, na época do ano, e na utilidade do ambiente. Casa espaço da casa pode ter um cheirinho diferente.

As fragrâncias leves e suaves são as melhores, entre as quais sugerimos as de bergamota, capim limão, erva doce e camomila. Essas servem para toda a casa! Mas pensando nos espaços separadamente:

Quarto – O quarto é um ambiente de descanso, por isso é indicado o uso de aromas mais suaves na linha das lavandas. No quarto de bebê mais ainda, não é atoa que todos os produtos para bebê são super delicados. O olfato é um dos sentidos mais apurados nos bebês, por isso cheiros fortes não são recomendados. Para o quarto do bebê, fragrâncias talcadas e de lavanda são as melhores opções.

Banheiro – Para o banheiro os melhores cheiros são os que trazem sensações de limpeza e higiene como o pinho e o eucalipto.

Sala – Na sala os aromas herbais e críticos são perfeitos.

Cozinha – A cozinha por sí só já é um ambiente muito cheioroso, pois cada café que fazemos, cada cozinha que cozinhamos o que queremos sentir de verdade é o cheiro da comida. Mas, se você quiser fazer um aromatizador para a cozinha, prefira as essências cítricas ou os aromas de especiais.


Escritório – Nos espaços de trabalho, algumas essências são indicadas como canela, do orégano, da tangerina e do manjericão. Para favorecer a concentração a essência ideal é a de limão.

Pátio e Varanda – A citronela é uma ótima opção pois afasta insetos como os mosquitos. Mas não substitua o aroma pelo repelente, ok? Nestes tempo de zika viruz, tudo o cuidado é pouco. O repelente é sempre indicado.

Dica: Atenção aos aromas florais ou de baunilha, eles podem ser enjoativos.

Sabe aquele aroma que falamos no início do post, da loja Maria Filó? Pois é, tem uma loja de essências que comercializa uma essência bem similar. A loja é a Emporio Aroma e o nome da essência é Maria Filó.

Fixadores são utilizados em Aromatizadores de Ambientes?

Os fixadores são utilizados quando na fabricação de perfumes e colônias. Eles ajudam a fixar o perfume na pele, deixando a pessoa cheirosa por mais tempo. Mas no aromatizador de ambientes, principalmente os de varetinhas, eles não só são desnecessários, como não são recomendados.

Detalhes de Aromatizadores de Varetas

As essências que funcionam em Spray, podem não funcionar bem para difusores em varetinhas. As essências utilizadas em aromatizadores caseiros do tipo vareta precisam ter notas de cabeça mais fortes, ou seja, essências muito suaves não funcionam tão bem em varetas.
Dicas para Fazer Os Aromatizadores Caseiros
  1. As Varetas ideias são aquelas usadas em algodão doce, feitas de madeira porosa, que absorve mais o líquido e funciona melhor na difusão do aroma no ambiente. Para cada aromatizador use 5 ou 6 varetas que fiquem um pouco mais altas que a altura do próprio frasco. Cada frasco de aromatizador, consegue aromatizar cerca de 5 metros quadrados.
  2. Use a Água desmineralizada ou destilada ou deionizada preferencialmente, que são livres de metais pesados e principalmente de cloro, para uma qualidade final melhor.
  3. Sobre Propilenoglicol e/ou Renex. O Propilenoglicol é utilizado para perfume, por seu uso na pele ser atóxico, ele também ajuda a controlar a evaporação acelerada do aroma, fazendo o aromatizador durar mais tempo. Já o Renex faz o mesmo papel em aromatizadores, sanitizantes e outros produtos, que não vão ser passados na pele.
  4. Macerar – O ideal é macerar por no mínimo 10 dias e no máximo 30 dias, quanto mais tempo melhor. O processo consiste em colocar o frasco fechado na geladeira por um dia e outro dia em local com temperatura ambiente e escuro, entre um e outro, agite o frasco e abra a tampa para dissipar o álcool. Dê preferência para frascos de vidro, ou se quiser os frascos mais em acessíveis, escolha os feitos de Pet, evite o plástico.
  5. Corantes – Pode usar um pouquinho que fica lindo. O corante alimentício é mais barato, mas são fotossensíveis, e desbotam com a claridade. Já os corantes cosméticos se mantém por mais tempo com sua cor original.
  6. Use Álcool de Cereais ou o Neutro, este último é o utilizado em perfumaria mesmo. Atenção! Álcool é inflamável. Não manuseie os produtos perto do fogo e mantenha os mesmos longe do alcance das crianças. Aliás corantes e essências também, tudo longe as mãozinhas levadas das crianças.

Como fazer Aromatizador de Ambiente (Spray ou Vareta)

A fórmula perfeita do aromatizador é:

  • 70% de Álcool de Cereais
  • 10% de Água Mineral (para Macerar)
  • 20% de Essência

Para você ter uma ideia aqui vai uma receita de aromatizador em ml:

  • 200ml de Essência
  • 700ml de Álcool de Cereais
  • 100ml de Água mineral
  • Gotas de Corante a base de água (opcional)
  • Renex ou Propilenoglicol dependendo da essência.

Onde colocar o Aromatizador de Ambientes?

A dica é deixar o odorizador de ambiente longe das mãos do bebê e da área de passagem para evitar acidentes. Você pode deixar o aromatizador em lugares altos como prateleiras de parede, aqueles lugares da case que raramente são utilizados para alguma coisa que não decoração. Se você deseja deixar o ambiente com mais perfume, misture ao borrifador (já com seu aroma) essência de baunilha, ou musk, ou outros amadeirados, ou mesmo o próprio fixador. Depois é só borrifar nas cortinas, almofadas e tapetes. Assim você consegue um cheirinho prolongado.

Para finalizar as dicas, separamos este vídeo do Peter Paiva que dá dicas incríveis para você entender como o aromatizador funciona!


 

Se quiser, deixe o seu comentário nos contato qual o aroma você mais gosta, e se pretende fazer o aromatizador para você e sua família ou para fazer um dinheirinho extra.

Beijos e Até a Próxima!

[emaillocker id=”15314″] Aproveite para deixar um comentário contando o que você achou! Beijos e Até a próxima! ???????????????????????? ???? [/emaillocker]