Ano novo, vida nova…A hora do seu projeto fitness chegou


Ano novo, vida nova…A hora do projeto fitness chegou

O início de um novo ano traz com ele muitas promessas. Sejam elas cumpridas ou não, o desejo se tornar melhor é sempre comum entre mulheres e homens e o novo calendário serve como um bom incentivo para isso.

No meio de vários “Seja leve”, “Gentileza gera gentileza” e “Mais amor, por favor”, sempre tem quem resolva dar atenção também para o exterior, neste caso o corpo (sou exemplo disso rs).  A vontade de ser mais saudável, se sentir mais feliz ao ver sua imagem no espelho, combinados aos excessos de fim de ano (bendita rabanada rs), faz com que o projeto fitness seja um dos desejos para o futuro.

A nutricionista Renata Costa, que faz acompanhamento nutricional de pessoas de várias idades, está acostumada com esse surto saudável no início de novos anos. “É muito comum as pessoas fazerem planos para o novo ano que se inicia. A chegada do verão e o final das festas de fim de ano fazem com que as academias e consultórios fiquem lotados no início do ano”, relata a especialista.


Outro fator que incentiva ainda mais a vontade de um corpo sarado, sem dúvidas, são as redes sociais. Temos vivido um febre de blogueiros, coachings de emagrecimento e musos fitness que recheiam o instagram e facebook propagando o estilo de vida saudável pelos quatro cantos do mundo. Mas infelizmente nem tudo são flores, e até mesmo a influêcia deve ser seguida com moderação.

Ao invés de correr atrás da barriga sequinha a qualquer custo, é necessário antes de começar a praticar uma atividade fisíca ou iniciar uma dieta, conhecer seu próprio corpo e amá-lo do jeito que ele é. Isso não quer dizer que você deve sentar no sofá e simplesmente deixar o tempo passar, mas concluindo a frase anterior, você deve conhecer seu corpo, amá-lo do jeito que ele é, mas buscar sempre a melhor versão de nós mesmos (isso serve tanto para o exterior quanto para o interior :)). “Se espelhar em algum muso fitness não tem problema algum, mas nunca se deve copiar sua dieta ou treino com objetivo de ficar com corpo igual”, diz a nutricionista.

Outra noção importante para quem está começando o ano no projeto fitness, é nunca, em hipótese alguma, seguir dietas da internet. “Cada corpo possui um metabolismo, uma estrutura corporal, uma necessidde nutricional, ou seja, cada pessoa deve seguir sua própria dieta, criada especialmente para ela por um profissional capacitado para isso”, alerta a Dra. Renata. Isso serve também para exercícios sem acompanhamento técnico. Uma lesão causada por exercícios realizados de forma errada pode causar danos eternos.

É importante lembrar que pra conquistar o corpo dos seus sonhos é preciso tempo e dedicação, e os resultados são graduais. Não adianta ficar horas sem comer ou passar o dia na academia, porque assim além de desistir logo, você pode ter problemas sérios de saúde. “O ideal é manter uma alimentação equilibrada e saudável o ano todo, sem excessos de gordura, rica em legumes, frutas e verduras, e se manter bem hidratado até mesmo no inverno”, sugere a profissional.

Concluindo, além de saber que apenas com o tempo é possíver ver resultados cada vez melhores, é sempre bom ter noção que hábitos saudáveis, não trazem apenas um corpo mais bonito, mas sim uma vida melhor e uma saúde muito mais resistente. Por isso, antes de desistir do projeto fitness, pense em todos os benefícios que você pode conquistar através dele.

Outras dicas importantes da nutri Renata Costa para quem quer melhorar os hábitos em 2017:

•       Evite açúcar, doces, balas, sorvete, chocolate, fritura, refrigerantes, bebida alcoólica e gordura animal;

•       Utilizar quantidade mínima de oléo na preparação dos alimentos;


•       Evite beber líquido durante as refeições;

•       Mastigue bem os alimentos.

A nutricionista Renata Costa é formada desde 2009 pela Unibennet e pós-graduada em Nutrição Clínica e Nutrição Clínica Biofuncional, Ortomolecular e Fitoterapia. Ela atende em seu consultório em Mesquita ou à domicílio em todo Rio de Janeiro. Para entrar em contato, sua página no Facebook é Renata Costa – Nutricionista e seu telefone de contato é (21) 98178-1878.

 

Usando a Internet a seu favor…

Aproveitando o gancho da combinação fitness + internet, um jeito legal de aliar esses dois itens e turbinar seu projeto, são aplicativos disponíveis para celular, que estão cada vez mais em alta. Apps para lembrar de beber água, com receitas de pratos saudáveis e pouco calóricos, receitas com sucos e chás desintoxicantes, auxiliam na dieta e facilitam a vida.

Escrito por nossa Jornalista e Colunista Voluntária: Desirée Aguiar