Home / SAÚDE / Cura pela Natureza / Água de Gengibre Emagrece – Receita, Indicações e Benefícios

Água de Gengibre Emagrece – Receita, Indicações e Benefícios




Potente diurético e termogênico, beber água de gengibre ou chá de gengibre diariamente pode se tornar um hábito saudável na busca pelo emagrecimento. Além disso, a água de gengibre pode ter outros benefícios para a sua saúde e é sobre tudo isso que iremos falar aqui. Pretendemos tirar as suas principais dúvidas sobre o uso da água com gengibre, esclarecer algumas questões sobre o seu poder de emagrecimento e ainda te passar algumas receitas práticas de como preparar a mesma. Se é isso que você está buscando, então confira este artigo por inteiro!

O Gengibre

gengibre

Para saber por que vale a pena tomar água de gengibre é bacana conhecer alguns benefícios do gengibre para o nosso organismo. Então aqui vão uma lista com alguns dos conhecidos benefícios do gengibre:

De acordo com a Lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado da ANVISA, o gengibre é indicado para o tratamento de enjoos, náuseas e vômitos. Porém estudos científicos demostraram que essa planta também pode agir como imunomodulador, anti-oncogênica, antiapoptótica e com ações anti-inflamatórias, antihiperglicêmicas, antilipidê-micas e antieméticas, sendo também um forte antioxidante. Outras ações farmacológicas encontradas no gengibre são: antimicrobiano, aumento das secreções biliares e antiulcerosos. Vamos simplificar:

Benefícios do Gengibre para a Saúde


  • O xarope com gengibre apresenta-se eficiente no alívio de náuseas e vômitos no primeiro trimestre de gestação e na quimioterapia (tratamento de câncer).
  • Anti-inflamatório e analgésico – O gengibre é recomendado para o auxílio de tratamento de doenças inflamatórias e/ou dolorosas como a artrite, artrose, fibromialgia ou fadiga crônica.
  • Reduz as dores musculares resultantes da prática de atividade física;
  • Diminui as taxas de glicose no sangue e pode prevenir o diabetes;
  • Baixa a pressão arterial;
  • Ajuda a minimizar as cólicas na TPM;
  • Pode reduzir o colesterol e assim auxiliar na prevenção de doenças cardíacas;
  • Melhora o funcionamento cerebral e previne doenças degenerativas como o Alzheimer.
  • Digestivo: ajuda a tratar más digestões, gases, gastrite, úlceras gástricas, diarreia, etc.
  • Funciona também como protetor estomacal ante o consumo de álcool e medicamentos.
  • Dores de garganta: ajuda a tratar infecções e inflamações de garganta, é muito útil em casos de rouquidão e para cantores profissionais.
  • Ajuda a esquentar o organismo e é recomendamos especialmente para as pessoas que sentem muito frio e para épocas de frio. Em épocas de calor, lembre-se que o consumo pode aumentar a transpiração.
  • Termogênico: esta propriedade calorífica também promove a aceleração do metabolismo, muito útil para quem quer emagrecer.
  • Aumenta a libido: é um afrodisíaco natural. Recomendamos realizar um preparado de gengibre e canela em pó com mel e tomar uma colherada diariamente.
  • Diabetes Tipo II:  estudos mostram que os compostos bioativos presentes no gengibre possuem efeitos positivos nos no diabetes tipo II (fonte)

Quer saber mais sobre o gengibre, confira este vídeo:

 

Como consumir o gengibre?

O gengibre pode ser consumido:

  • Cru: ralado ou em pequenas lascas como junto do sushi.
  • Gengibre em pó: para realizar um tratamento recomenda-se tomar o gengibre em pó para poder controlar a dose. Consulte sempre com um terapeuta profissional para lhe prescrever a dosagem correta.
  • Gengibre Ressecado: pode ser encontrado em lojas de produtos naturais mas geralmente contém açúcar o que pode não ser favorável para diversos perfis de consumidores.
  • Chá de Gengibre (infusão): um chá quente de gengibre é ideal para pessoas que sentem muito frio.
  • Suco de Gengibre: na verdade é o suco com gengibre adicionado a outros sucos como o suco de maçã, abacaxi e cenoura etc.

 

Água de Gengibre Emagrece Mesmo?

água de gengibre

Como falamos anteriormente o gengibre tem poder termogênico e também acelera o metabolismo. Por isso, ele pode sim auxiliar no emagrecimento. Por outro lado, algumas pessoas acreditam que apenas ingerindo a água com gengibre já irão iniciar um processo de emagrecimento e isso não é verdade.

O emagrecimento saudável é uma combinação de uma dieta equilibrada e de exercícios físicos frequentes. O chá de gengibre, ou a água de gengibre auxilia mas tem um efeito pequeno para casos em que a pessoa não está fazendo mais nada para emagrecer, ou seja, para casos em que a pessoa está sedentária ou com uma alimentação desregulada.

A água com gengibre pode ser consumida ao longo do dia, todos os dias. Além disso você também pode inserir o gengibre em sua alimentação ao longo da semana.

Gengibre – Qual o consumo necessário para emagrecer?

Estudos indicam que o valor de consumo diário recomendado do gengibre é de 2 a 4 g. Para obter o efeito emagrecedor, sugere-se a utilização deste vegetal todos os dias, porém esse uso deve estar dentro dos limites pré-estabelecidos, para que a taxa metabólica não aumente muito, caso contrário, pode provocar danos à saúde (fonte).


Emagrecimento

Para auxílio no emagrecimento, sugere-se a dosagem de 500 mg a 1 gr de gengibre, podendo ser dividido em duas vezes ao dia.

*Pacientes com sensibilidade ao sono, ingerir o produto preferencialmente pela manha ou inicio da tarde, pois pode proporcionar insonia aos mesmos.
*Pacientes gestantes devem informar e consultar seu medico antes de iniciar o uso do produto.
*Esta dosagem pode ser alterada e deve ser avaliada pelo profissional habilitado para prescrição. (fonte)

Contraindicações do Gengibre

O consumo da água de gengibre é contraindicado para:

  • crianças menores de 6 anos;
  • gestantes;
  • hipertensos;
  • pessoas que consomem medicamentos anticoagulantes;
  • portadores de cálculos biliares;
  • pessoas que sentem desconfortos gástricos constantes;
  • mulheres grávidas devem evitar o uso do gengibre principalmente até a décima primeira semana de gestação (RODRIGUES et al., 2011)
  • pacientes com incompatibilidade com produto apresentando reações alérgicas devem suspender o uso de imediato.

Num tratamento com protetores gástricos como o lansoprazol, ranitidina ou sucralfato, podem estar em risco o efeito farmacológico destes medicamentos uma vez que o gengibre tem a capacidade de aumentar a produção de ácido clorídrico. Por outro lado, também pode provocar efeitos que comprometem o uso de anticoagulantes como é o caso da varfarina, clopidogrel, AAS (ácido acetilsalicílico), ao aumentar o risco de hemorragia quando administrado em conjunto (Nicoletti et al.,2007).

Receita de Água com Gengibre

Água de Gengibre
Água de Gengibre

Ingredientes

  • Água
  • Gengibre

Modo de Preparo: Coloque duas colheres de gengibre ralado a um litro de água e misture bem. Se preferir utilizar gengibre em pedaços, corte uma porção de 5 cm da raiz em cubinhos e deixe de molho de um dia para o outro (a água com gengibre ralado pode ser preparada no dia).

Uma dica para variar o sabor da água com gengibre é acrescentar canela, chás gelados ou folhas de hortelã picada.

Dica: Uma boa opção consumir água com limão e gengibre, uma vez que o limão possui ação antioxidante, anti-inflamatória e ainda pode controlar a ansiedade somado ao gengibre se torna acelerador ainda maior neste emagrecimento.

Evite o uso de açúcar.

 

Receita do Chá de Gengibre para Emagrecer

Aqui está uma receita para fazer chá de gengibre fresco para perda de peso


Ingredientes:

  • Raiz de gengibre – pedaço de 5 cm, descascado, finamente ralado;
  • Água – 250 ml;
  • Mel a gosto, ou adoçante, se necessário.

Como preparar:

  1. Ferver água.
  2. Adicionar a raiz de gengibre ralada e cozinhe por 5 minutos.
  3. Coe e adicione mel ou adoçante.
  4. Beba ainda morno.

Água com gengibre e chá de gengibre. Quail a diferença?

O chá de gengibre possui maior concentração dos seus compostos, pois são extraídos quentes e em menor quantidade de água, mas o seu consumo não deve exceder duas xícaras ao dia. Já a água com gengibre não passa pelo processo de extração e ocorre apenas a aromatização, em que se pode aproveitar alguns benefícios de uma forma mais branda. (fonte)

Agora que você já sabe tudo sobre a água de gengibre, conte pra gente o que achou!

Vote sobre este Post

17 Pessoas votaram é Top
Voto Positivo Voto Negativo

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comente Aqui =)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, faça login para publicar =)

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se

Perdeu a senha?

Coloque o seu email cadastrado aqui e a gente vai te enviar um e-mail com o link para recuperação de senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando os Arquivos…