10 Benefícios de Consumir Omega 3 Diariamente




Consumir Omega 3 é fundamental e traz muitos benefícios para a saúde do corpo humano. Isso porque os ácidos do Omega 3 são ácidos graxos que apesar de serem essenciais para o corpo humano, não é algo que produzimos naturalmente em nosso organismo.

Quando ingeridos, estes ácidos graxos, ou melhor, gorduras do bem, são responsáveis pela elaboração de uma camada lipídica em volta da célula. As membranas celulares que tem estes ácidos em sua composição, desempenham um melhor resultado de suas funções.

Fontes naturais de Omega 3:

  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Atum;
  • Arenque (peixe);
  • Semente da Linhaça e derivados como o Óleo de linhaça e a farinha de linhaça.
  • Semente de Chia;
  • Nozes.
A dose diária recomendada de ômega 3 é de:
  • 250 mg para adultos;
  • 100 mg para crianças;
  • 450 mg na gravidez.

Você pode consumir os ítens acima de 3 a 4 vezes por semana, ou pode optar com:

  • Comprar alimentos industrializados enriquecidos com ômega 3 como a manteiga, o leite, ovos e pães. Mas eles devem ter a indicação de Ômega três na embalagem.
  • Você também pode optar por consumir suplementos de Omega 3, que são capsulas diárias de ômega três, muito recomendado para quem está em fase gestacional, que exige um maior consumo de ômega 3 (OBS: Consulte seu médico antes de tomar qualquer suplemento durante a gravides).

 

10 Benefícios de Consumir o Omega-3

O Dr. Carlos Laino – Director do Instituto de Biotecnologia (CENIIT) da Universidade Nacional de La Rioja, listou os 10 benéficos do ômega 3 para a saúde:

1) Doenças Cardiovasculares

O Omega 3 pode reduzir o risco de doença cardiovascular, preveni arritmias, reduzir o risco de trombose, baixa os níveis de triglicéridos, inibi o crescimento de placas ateroscleróticas, melhora a função endotelial vascular, reduz da pressão sanguínea e a inflamação em geral. Ele também podem reduzir os riscos de morte súbita por parada cardíaca.

2) Diabetes Mellitus associado com a doença cardíaca

Reduz a incidência e mortalidade por doença cardiovascular em pacientes com diabetes, por reduzir os triglicéridos, a agregação plaquetária e efeitos anti-arrítmicos

3) A artrite reumatóide

Reduzir o número de articulações com dor, presentes nesta patologia.

4) Colite ulcerosa

Provoca uma redução no uso de corticosteróides, com mediadores inflamatórios diminuiu e melhoria a colite ulcerosa globalmente.

5)  Cólicas Menstruais 

Estes ácidos graxos melhoram as dores durante a menstruação e reduzem a necessidade de utilização de medicamentos para a dor, tais como anti-inflamatórios.

6) Psoríase:

Omega-3 reduz o eritema das lesões de pele.

7) A dermatite atópica

Demonstrou-se que estes ácidos graxos beneficiam o tratamento de lesões cutâneas.

8) Depressão

Produzir efeitos antidepressivos, e também combinado com alguns antidepressivos aumenta os efeitos dessas drogas.

9) Esquizofrenia

Melhora vários sintomas da esquizofrenia, podendo acelerar a resposta ao tratamento e melhorar a tolerância de medicamentos antipsicóticos.

10) Osteoporose

Omega-3, isoladamente ou em combinação com o cálcio, retarda a perda óssea e aumentar a densidade do osso da coxa (fémur) e da coluna vertebral.

Com tantos benefícios assim, a gente tem mais é que incluir o ômega três em nossas refeições com urgência! Não é mesmo?

 

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